Friday, February 27, 2015
Jogo para a Sala de Aula: Adivinhe a letra/palavra
2:37 AM
No comments
Este jogo poderá ser usado para praticar o alfabeto, países,
pessoas famosas, comidas, filmes, etc. Divida os alunos em pares. Coloque um
post it com a palavra ou letra que ele deverá adivinhar em sua costa, ou em sua
testa, em um lugar que ele não poderá enxergar. Apenas o seu parceiro poderá
saber o que está escrito no papel. Ele deverá através de perguntas descobrir a
palavra, ou letra.
Exemplos de perguntas:
O aluno poderá usar apenas; Yes/No questions
Letras: Is it B?
Países: Is it in Central America? Is it big? / Do the
people speak English there?
Comida: Is it a fruit? / Is it a vegetable? Do you
cook it?
Pessoas famosas: Is he an actor? / Is he a politician? / Is he
Brazilian?
Filmes: Is it a comedy? / Is it playing now?
Márcia Garcia - 27.02.2015
Thursday, February 26, 2015
Jogo para a Sala de Aula - 20 Questions!!!!
3:10 AM
No comments
Professores, este jogo é muito simples e pode ser adaptado para muitos tópicos . Use sua imaginação e coloque seus alunos para falar! Sucesso!!!
Colocar os alunos em pares e determinar o tópico que será
explorado.
Podem ser perguntas para descobrir: Profissões, Cores, animais, números, pessoas famosas, etc.
Lembre-se que só podem ser feitas perguntas cuja resposta seja SIM ou NÃO.
Um dos alunos da dupla deverá escrever em um lugar que só
ele tem acesso a palavra que o outro aluno fará perguntas para tentar
adivinhar. O aluno poderá fazer até 20 perguntas. Se não conseguir adivinhar
depois das 20 perguntas, o outro aluno marca um ponto.
Tópicos gramaticais que podem ser explorados:
To Be: Are you....? Is he/she....?
Simple Present: Do you......? Does it......?
Simple Past: Did you.....?
Present Perfect: Have you.......?
Márcia Garcia 26.02.2015
Wednesday, February 25, 2015
Jogo para a Sala de Aula: Corrente de Palavras
3:07 AM
No comments
A professora fala uma palavra e o aluno deverá falar uma
palavra que comece com a última letra da palavra falada pela professora e então
a corrente começa a se formar. A seguir cada aluno deverá falar uma palavra que
comece com a última letra da palavra falada pelo aluno anterior. O jogo
continua até que alguém erre. Consideramos erro pronunciar a palavra
erroneamente, ou falar uma palavra que já foi dita anteriormente. O aluno que
erra deverá sair o jogo. O campeão é o aluno que permanecer até o final. Não vale falar nomes próprios de pessoas ou nomes de cidades, países, etc.
Caso queira deixar o jogo mais difícil, você poderá limitar
as palavras que podem ser usadas, escolhendo algumas categorias, como, por
exemplo, alimentos, lugares, substantivos, verbos, etc.
Variação: Divida a classe em dois times, divida a lousa em
duas partes iguais para os dois times, os alunos devem fazer uma fila na frente
da lousa, a professora escreve uma palavra no espaço reservado a cada time, um
a um os alunos devem acrescentar uma palavra que comece com a última letra da
palavra anterior. Se o aluno não souber ele deve ir para o fim da fila. A
professora decide quando eles devem parar dizendo a palavra: PARE/STOP. Depois a
professora deverá contar as palavras com a ajuda dos alunos, eliminar as que
forem repetidas dentro do mesmo time e as que tiverem erros de ortografia. O
time vencedor é o time que conseguir escrever o maior número de palavras não
repetidas e corretas.
Márcia Garcia 25.02.2015
Tuesday, February 24, 2015
Jogo Da Memória das Profissões - Play to Learn
10:36 AM
No comments
JOGO DA
MEMÓRIA DAS PROFISSÕES
Hoje eu apresento a vocês o nosso Jogo da Memória de
Profissões
Um das cartas contém a ilustração das profissões, a outra a
palavra em inglês que corresponde a essa profissão.
Este jogo poderá ser usado tanto na escola, por professores,
com em casa pela família toda,
Veja como é fácil. Embaralhamos todas as peças e vence quem
formar o maior número de pares.
Nossos baralhos são ótimas ferramentas para interação da
família ensinando aos pequenos que aprender a língua inglesa pode ser divertido
como um momento de descontração em família.
Junto com os baralhos você recebe instruções e dicas para
pais e professores com várias maneiras de usá-lo.
Nos próximos vídeos você terá mais informações sobre o
Quebra-Cabeça dos Animais, jogo de cartas do verbo to be e jogo de cartas
do/does.
Aprenda inglês brincando.
Keep learning!
Jogo para Sala de Aula - Qual a Pergunta?
10:26 AM
No comments
Qual a Pergunta
Habilidades: Ouvir e Falar
Propósito: Revisar a maneira de fazer perguntas que foram
previamente estudadas em sala de aula.
Como Proceder: Forme dois times, se necessário poderá formar
mais.
Explique como jogar com alguns exemplos de respostas.
Pergunte: “Qual a Pergunta?” e espere os alunos dizerem qual a pergunta correta
se encaixa para a resposta dada.
Peça para um jogador de cada time vir à frente. Faça como se
fosse um “game show”, se você quiser. Com os alunos lado a lado, se você tiver
uma campainha será mais divertido.
A seguir, leia a resposta para uma pergunta e diga. “Qual a
Pergunta?” O jogador mais rápido a responder ganhará um ponto para o seu time.
Depois de respondido, outros jogadores do time vem à frente para uma nova rodada.
Este jogo força os alunos a pensarem de trás para frente um
pouco, para que deem a resposta correta. Os alunos estão mais habituados a
responder perguntas ao invés de fazer perguntas, desse modo, está é uma maneira
de desafia-los e de revisar o que já foi ensinado.
Exemplos de respostas em inglês:
1.
Susan
2. I have been a teacher for 27 years.
3. I live in Sorocaba.
4. I never go to the movies on Mondays.
5. Yesterday I went to my mother’s
house.
6. I go to work by car.
7. I start working at 7.00 am.
8. US$ 25.
9. I bought it for my brother.
10. It is mine.
Monday, February 23, 2015
JOGAR, BRINCAR, DIVERTIR-SE E APRENDER!!!!
4:06 AM
2 comments
Aprender com os jogos é sempre divertido, embora ainda
exista uma certa resistência por parte dos professores.
Existe a convenção de que aprender tem que ser
trabalhoso, esse pensamento tem o seu fundo de verdade, mas o aprendizado não
precisa ser maçante, enfadonho.
Atualmente recebemos muitas crianças brilhantes nas
escolas, que nasceram em um mundo rápido, com acesso as informações na ponta
dos dedos. E que muitas vezes acabam sendo desestimuladas pelo método usado na
escola. Método em que o aluno na maioria das vezes tem que ficar sentado o
tempo todo ouvindo a professora falar sobre um assunto, ou resolvendo questões
de um livro de matemática, português ou história.
Não devemos esquecer que o aluno do século XXI precisa
ser estimulado a buscar informações, resolver problemas, pois muitas tarefas
mecânicas são e serão desenvolvidas por máquinas. Então, precisamos também desenvolver a
autonomia e a criatividade. A autonomia para ele poder desenvolver a competência
para gerir a própria vida, usando os próprios meios e a criatividade para que
ele possa voltar-se para o futuro, construir o novo. O jogo pode ser uma boa
alternativa para desenvolver essas competências.
Na aprendizagem com jogos, o foco é no aluno e ele
deverá desenvolver uma atividade, quando aprendemos através da realização de
uma tarefa prática aumentamos a chance de aprendizado em até 75%.
BENEFÍCIOS
DE USAR JOGOS NA SALA DE AULA
·
Promove
a Comunicação. Mesmo os alunos mais calados, se sentirão compelidos a falar.
·
É
Divertido e Relaxa.
·
É focado no aluno. O professor atua como
facilitador!
·
Promove
a participação de todos os alunos.
·
Valoriza
a ética e o respeito as regras.
Márcia Cristina Carvalho Garcia 23.02.2015
PLAY, HAVE
FUN AND LEARN!!!!!
Learning
with games is always fun, even though still there is some resistance by
teachers.
It is
believed that learning has to be hard work, there is a true side in this
thought, but it doesn’t have to be dull and boring.
Nowadays
we receive many brilliant children in school, who were born in a fast world,
with access to information on the tip of their fingers. These children, many
times, end up being discouraged by the method used in the school. Method in
which the student, most of the time, has to sit still all the time, listen to a
teacher talk about a subject, answer questions in a math, Portuguese or history
book.
We
should never forget that the student of the twenty first century needs to be
stimulated to search for information, to solve problems, as many mechanical
tasks are and will be performed by machines. Then, we also need to develop
autonomy and creativity. Autonomy, so that he can develop the competence to
manage his-her own life, using his-her own means and creativity will enable
him-her to turn to the future, to build new things. The game can be a good
alternative to develop these competences.
When
learning with games, the focus is in the student and he-she has to develop an
activity, when we learn by doing a practical task, we increase the chances of
learning up to 75%.
BENEFITS
OF USING GAMES IN THE CLASSROOM
·
Promotes communication. Even the quietest students will feel a need to
talk.
·
It is Fun and Relaxes.
·
The focus is the student. The teacher is the facilitator.
·
Promotes the participation of all the students.
·
Values ethics and respect to the rules.
Márcia
Cristina Carvalho Garcia 23.02.2015